quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quem é o culpado por nossos problemas? HUMOR

Existem situações em nossas vidas que perdemos as rédeas. São acontecimentos que parecem premeditados por alguém, que nos trazem tristezas, aborrecimentos, mágoas. Vida financeira que vai mal, ou a vida sentimental que não encontra a outra metade da laranja. Até mesmo nossa convivência na igreja pode ser afetada por diversos problemas ou fatores externos que não dependem de nossas atitudes.
Infelizmente o ser humano, ao invés de procurar o real motivo por seus problemas em si mesmo, procura culpar a outros por seus problemas. Culpa ao diabo quando cometem falhas, culpam a Deus quando algo inesperado acontece, culpam ao próximo para que suas próprias culpas fiquem apagadas. E a Igreja tem sua parcela de culpa nisso, pois vivemos a “teologia da tolerância”, na qual nós somente precisamos nos arrepender de nossos erros, mas não precisamos reparar os estragos cometidos por eles. É como alguém que rouba, que ao se arrepender, não precise mais devolver o dinheiro roubado.
Essa falsa teologia nos traz um problema. Se o ladrão arrependido citado começa a passar por alguma dificuldade, ele vai culpar os demônios ou até mesmo o pobre do vizinho por causa disso. Isso é muito mais fácil do que se lembrar de desfazer o erro cometido. “De que se queixa pois o homem vivente? Queixe-se cada um de seus pecados” (Lm 3:39) Esse versículo nos mostra que o homem pode se queixar de Deus, do diabo, do vizinho, mas antes, queixe-se de seus próprios erros e lamente por não os ter consertado. Talvez esse seja o grande culpado por seus problemas!
O homem prefere criar alegorias para culpar por seus problemas, evitando de julgar a si mesmos(ICo 11:31). É hora de parar de contar histórias, de se lamentar, de culpar a Deus como fez Adão(Gn 3:12). Hora de erguer a cabeça, de rever nossas atitudes, de revisitar erros antigos e ver o que o Senhor está querendo nos mostrar através de nossos problemas.
E já que estamos falando em culpa, decidi trazer a opinião de algumas pessoas sobre quem é o verdadeiro culpado pelos problemas delas. Veja o resultado:
Os culpados pelos problemas, na opinião do Bispo Macedo:
Os culpados pelos problemas, na opinião de um evangélico pentecostal da Portelinha:
Os culpados pelos problemas, na opinião de um teólogo chato:
Os culpados pelos problemas, na opinião de Hugo Chavez:
Os culpados pelos problemas, na opinião de um certo político que é a cara do Brasil:

Nenhum comentário:

Postar um comentário