quinta-feira, 21 de abril de 2011

Reflexão...Bom ânimo – só assim nos superamos

Nas últimas semanas estive desanimado. Nada me chamava a atenção, nada me motivava; nem igreja, nem trabalho, nem família. Vontade de ficar trancado em casa vendo o dia passar desapercebido carregando os problemas, que certamente voltariam na manhã seguinte.
Hoje estive lendo Atos 27. Não fui dedilhando a Bíblia a toa até cair nesse capítulo. Essa passagem já é bem conhecida e mostra o bom ânimo de Paulo fronte às animosidades e percalços da vida. Nessa situação em específico, ele estava preso, o navio que o levava para Roma estava prestes a naufragar, estava a dias sem comer e, ainda por cima, um anjo apareceu e trouxe a “boa nova” que era vontade do Senhor que ele fosse a julgamento diante de Cesar – para um homem, uma boa notícia seria a de que ele se livraria do barco e do julgamento. E mesmo em meio a tamanha situação, Paulo é o primeiro a se levantar e dizer “tende bom ânimo”.
É algo que preciso aprender e repassar. Quando estamos desanimados, não conseguimos tirar as coisas boas da situação e, por isso, não conseguimos enxergar uma saída. Mas quando nos animamos, temos uma perspectiva diferente e vamos em frente, encarando os problemas, sendo luz aos que também estão em desânimo.
Talvez você esteja lendo e pensando: “mas disso eu já sei, conte-me uma novidade!“. Porém nunca é demais repetir para que tenhamos bom ânimo (só na Bíblia versão Almeida Revista e Corrigida, a expressão “tende bom ânimo” aparece seis vezes) porque é com ânimo que nos superamos. Sim, nos superar! Porque muitas vezes nós somos a principal barreira entre o problema e a solução! Nos superemos ao procurar em nós mesmos erros que nos causam percalços; nos superemos ao calar nosso ego… a tanto em nós para superarmos! E é necessário ânimo, muito ânimo, o mesmo ânimo de Paulo, que não teve receio em ser luz, em ser inspiração, mesmo quando a realidade dele não era tão amigável.
Assim como eu preciso aprender, a cada dia, a me animar, existem muitos que também precisam. Porque nós somos humanos, nós desmoronamos. Mas o Espírito Santo nos inspira a nos animar e levantar e esse é nosso diferencial. Sacuda a poeira, diga um “até aqui me ajudou o Senhor” e bola pra frente, porque começou mais uma semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário